Imagine que você tenha sentido um nódulo no seio enquanto fazia o autoexame; ou imagine que, durante uma consulta, o seu médico tenha percebido um nódulo na sua mama. Quando algo assim acontece, é natural ficar nervosa e pensar na possibilidade de um câncer. Praticamente, quatro de cinco nódulos acabam sendo diagnosticados como benignos após a biópsia. Se um nódulo for encontrado precocemente, a atenção e a avaliação médicas são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Tecido Mamário Normal

O tecido mamário pode variar de consistência: de tecidos glandulares de aspecto irregular ou textura de corda enrolada a tecido adiposo macio. Isso vai depender da área do seio. Alterações mensais acarretadas pelo período menstrual também podem contribuir para a sensibilidade dos nódulos.

Nódulos Mamários Benignos

Dois dos tipos mais comuns de nódulos mamários são os cistos e os fibroadenomas. Cistos são bolsas fluidas, macias ou duras, que podem aparecer nos seios. Fibroadenomas são nódulos sólidos que são, geralmente, encontrados em adolescentes mais velhas ou em mulheres na faixa dos 20 anos, mas podem ocorrer em qualquer idade. Estes nódulos se movem e podem parecer uma borracha sob a pele.

Câncer de Mama

Nem todos os tipos de câncer têm nódulos como um dos seus sintomas. O câncer de mama inflamatório não apresenta nódulos palpáveis. A mamografia é capaz de identificar células e nódulos que são pequenos demais para serem apalpados. No câncer de mama inflamatório, a pele do seio inflama, fica avermelhada, sensível ao toque e pode chegar a ficar esburacada como a superfície de uma laranja descascada

LEAVE A REPLY