Quando seria o ápice da gripe e quando seria mais conveniente tomar a vacina?

O ciclo da gripe pode variar. Depende de quando o vírus da influenza começou a circular na sua região e de quando os níveis de gripe ficam acima ou abaixo dos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Entender os padrões e o melhor momento para tomar a vacina pode te ajudar a prevenir a doença.

A Estação Típica da Gripe

Na verdade, é possível ficar gripado (influenza) em qualquer época do ano, porém, é muito mais comum na “estação da gripe”. O vírus da influenza está sempre circulando ao redor do mundo, mas ele se espalha mais rápido nos meses mais frios. Isso acontece, porque o vírus se espalha mais facilmente pelo ar seco e gelado. Além disso, durante os meses de inverno, as pessoas passam mais tempo em locais fechados, o que contribui para a disseminação de germes.

Quando Eu Devo Tomar a Vacina Contra Gripe?

A melhor maneira de se proteger contra a gripe é tomando a vacina todo anos. Geralmente, elas estão disponíveis a partir do começo de abril. Pode parecer estranho se vacinar contra gripe no final do verão, mas tomar a vacina antes da estação da gripe realmente chegar é o ideal. Em parte, isso é bom, porque a vacina demora duas semanas para começar a fazer efeito.

Tomar a vacina o quanto antes é o ideal. No entanto, isso não quer dizer que tomar a vacina depois seja tarde demais! Se você tiver medo de tomar a vacina muito cedo por achar que ela vai perder o efeito, não se preocupe. A vacina contra gripe oferece proteção por mais ou menos um ano. Portanto, tomá-la tão logo esteja disponível vai te deixar protegido contra o vírus durante toda a estação.

A vacina contra gripe protege contra os 3 ou 4 tipos de influenza que os pesquisadores acreditam ser os mais prováveis de circular durante o inverno. Devido ao fato da vacina ter que ser produzida com seis meses de antecedência, os tipos presentes na vacina nem sempre são os mesmos que circulam e deixam as pessoas doentes todos os anos. Contudo, estudos demonstraram que pessoas vacinadas são menos propensas a sofrerem com complicações da gripe e sintomas severos do que aqueles que não se vacinaram.

Tomar vacina é o melhor jeito de proteger você e a sua família. A vacina é recomendada a quase todos maiores de 6 meses de idade. Se você fizer parte de algum grupo de risco, tomar a vacina é ainda mais importante.

LEAVE A REPLY